Manual para catalogação de obras raras está disponível para download

   O Sistema de Bibliotecas da UFMG disponibiliza em seu site para consulta e download o Manual para entrada de dados bibliográficos em formato MARC 21: ênfase em obras raras e especiais. Elaborado com o objetivo de auxiliar os bibliotecários brasileiros no tratamento de obras raras, o Manual é o único conteúdo em português publicado no Brasil sobre o tema. A obra foi escrita pela bibliotecária do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) Maria Angélica Ferraz Messina-Ramos e contou com a colaboração das bibliotecárias da UFMG Marlene de Fátima Vieira e Maria Helena Santos.

   A disponibilização do Manual tem o objetivo de possibilitar a ampla utilização do conteúdo pelas bibliotecas brasileiras, já que uma das principais ferramentas para catalogação de obras raras, Descriptive Cataloging of Rare Books (DCRB), editado pela Library of Congress, foi publicada em língua inglesa, o que constitui uma barreira linguística para a maioria dos bibliotecários brasileiros.

   A primeira edição do Manual para entrada de dados bibliográficos em formato MARC 21 foi publicada no ano passado pela Editora UFMG e distribuída gratuitamente para bibliotecas com acervos raros. Essa iniciativa integra o projeto aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que contempla, além da publicação de um manual, a higienização, acondicionamento e a catalogação de parte do acervo de obras raras da UFMG.

Fonte: Sistema de Bibliotecas da UFMG, via blog Tesouro Bibliográfico

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s