Exemplos de registros em formato MARC baseados em RDA

Já faz algum tempo que aqui no blog disponibilizamos os primeiros exemplos de registros em formato MARC baseados em RDA (clique aqui para acessar o antigo post). Naquele post já mencionamos que a partir da visualização dos registros em MARC é que teríamos uma real dimensão das alterações decorrentes da mudança de código.

Pois bem, recentemente o site da RDA Toolkit (http://www.rdatoolkit.org/) disponibilizou dois arquivos com exemplos de registros em formato MARC. Diferentemente dos exemplos liberados pela Library of Congress, estes novos exemplos acompanham as regras que estão sendo usadas nos campos do MARC bibliográfico e autoridades.

Abaixo seguem os links:

RDA – Formato Bibliográfico

RDA – Formato Autoridades

Lembrando para os bibliotecários técnicos, que já se assustam ao falar de RDA (mais FRBR e FRAD), este novo código altera (facilita) muita coisa na descrição dos dados, mas se você partir para os campos do MARC verá que não é um bicho de sete cabeças.

O que será difícil é a reformulação da saída dos dados (até o momento, não conheço nenhuma base brasileira que esteja trabalhando nisso)  e a adaptação dos  registros antigos nas nossas bases. Mas como são poucos bibliotecários que realmente trabalham com isso, não teremos um pânico geral.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s