Biblioteca da UCS passa a utilizar os campos do RDA para MARC Autoridades

Desde setembro deste ano, a equipe de bibliotecários da UCS passou a utilizar os campos do RDA para o MARC Autoridades.

A iniciativa do uso dos novos campos deu-se a partir dos documentos disponibilizados pela LC, através do site MARC Standards,  que já mostravam os novos campos para este padrão do MARC. Além do mais, em diversos casos, percebíamos que o catálogo de autoridades da LC já estava fazendo uso destes novos campos.
No início do ano fizemos contato com a LC para saber se já estava ativo o uso destes novos campos e recebemos a confirmação sobre o uso.

Logo após, fizemos contato com a PUC-PR, gerenciadora do Pergamum, para sabermos se a inclusão destes novos campos não seriam apagados em uma nova atualização. Ao recebermos a confirmação de que não haveria problemas, começamos o processo de tradução dos campos existentes no formato MARC Autoridades, no link: http://www.loc.gov/marc/authority/ecadhome.html

Os novos campos do MARC autoridades podem ser verificados no link http://www.loc.gov/marc/RDAinMARC.html

As  regras do RDA que compreendem as autoridades são as regras  6-7-8-9-10-11.

Abaixo segue um modelo de autoridade gerada pelo catálogo da UCS:

Autoridade, com visualização em MARC. A UCS adotou por padrão a não utilização do campo 046 e 378.

Autoridade, com visualização em MARC. A UCS adotou por padrão a não utilização dos campos 046 e 378.

Ainda estamos limitados no que refere-se ao indicadores dos campos e aos subcampos, pois na pesquisa de autoridade, o software Pergamum ainda não fornece o nome dos subcampos, deixando até confusso a descrição dos dado. Como por exemplo em "Local associado", onde uma cidade é o Local de nascimento e outro o local de falecimento. A equipe da UCS abriu um chamado para o Pergamum, mas sua equipe informou que somente em uma atualização do software poderá fazer alguma alteração.

Ainda estamos limitados no que refere-se ao indicadores dos campos e aos subcampos, pois na pesquisa de autoridade, o software Pergamum ainda não fornece o nome dos subcampos, deixando até confuso a descrição dos dados. Como por exemplo em “Local associado”, onde uma cidade é o Local de nascimento e outro o local de falecimento. A equipe da UCS abriu um chamado para o Pergamum, mas sua equipe informou que somente em uma atualização do software poderá fazer alguma alteração.

A utilização destes campos ainda ocorre de maneira simples, mas já prepara o catálogo para as futuras mudanças que uma possível, mas demorada, troca de código de catalogação pode vir a oferecer.

Anúncios

2 comentários sobre “Biblioteca da UCS passa a utilizar os campos do RDA para MARC Autoridades

  1. Olá Dimas,

    estranho isso que ocorreu com o seu navegador Chrome, eu acesso o wordpress pelo Mozilla e nunca tive problema com visualização.

    De qualquer forma, meu email é mvteixeira@ucs.br, para caso queiras trocar informações.

    Até!

  2. Interessante, Marcelo Votto. Tive interesse em comentar , mas o formulário do blog não está totalmente visível para o navegador Chrome. Só enxergo a metade de uma linha, ou seja, a parte de cima do caractere. Peço uma verificação, poios tenho interesse nessa troca de impressoes sobre os temas postads. Atenciosamnte, Dimas Justo. Se houver alguma palavra estranha no meuj texto é porque não visualizei.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s