Seminário UDC 2015

O Seminário Internacional UDC (Classificação Decimal Universal – CDU) intitulada “Classificação e controle de autoridade: expansão, descoberta de recursos”, será realizado na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, em 29 e 30 de Outubro de 2015. Este é o quinto de uma série de UDC Seminários Internacionais.

Práticas e técnicas ligadas abriram novas possibilidades na exploração de vocabulários controlados e melhorar a descoberta de recursos. Dados da Autoridade realizada em sistemas de bibliotecas muitas vezes inclui esquemas de classificação. Estas estruturas de conhecimento agora têm o potencial para ser compartilhado entre o ambiente de dados vinculado.

O objetivo desta conferência é explorar esse potencial, ampliando o valor e uso de classificação como uma autoridade vocabulário controlado, a partir de uma perspectiva local para o meio ambiente global.

A conferência será aberta por Emer. Prof. Michael Buckland, conhecido especialista na história e teoria da documentação e acesso bibliográfico. Em seu discurso sobre “classificações, links e contextos”, ele propõe que a descoberta de recursos requer uma ampla gama de relacionamentos, incluindo aqueles que podem ser apoiados por classificações. De acordo com o Prof. Buckland, “contexto” deve estar na vanguarda da descoberta de informações e dados ligados é uma importante maneira de conseguir isso.

Tradução elaborada pelo setor de Processamento Técnico.

Fonte: Seminar UDC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s