Restauro

O Setor de Restauro da UCS, faz parte do Processamento Técnico e tem como principal função, recuperar obras danificadas do acervo e disponibilizá-las o mais rápido possível aos usuários. Muitas vezes, os livros necessitam de restauro pelo uso, pelo desgaste do tempo e também pelo mal manuseio por parte dos usuários. É comum, recebermos livros riscados (com caneta, lápis e até marca-texto), molhados, rasgados,  o que faz com que o material seja retirado da prateleira, prejudicando o aluno que realmente precisa dele.

Para que possamos ter um cuidado adequado com os livros da nossa biblioteca e até com nossos próprios livros, é interessante que conheçamos a estrutura deles.

Anatomia do Livro

Componentes da capa

Primeira capa:  A parte da frente do livro, onde geralmente se encontra o título, o nome do autor e outras possíveis informações.

Segunda capa:  A parte de trás da primeira capa, onde geralmente é branco, mas alguns livros possuem detalhes como cores e desenhos.

Terceira capa: A parte de trás da quarta capa. A parte – geralmente branca – depois da última folha do livro (continuação da segunda capa).

Quarta capa ou Contracapa:  A parte de trás do livro, onde geralmente se encontra uma sinopse e o código de barras com o ISBN.

Orelha: Uma parte da capa que é dobrada para dentro do livro. Geralmente traz informações sobre o autor, a editora ou a obra e pode ser usado como marca-páginas.

Lombada: Fica entre a primeira e a quarta capa e é onde as folhas são coladas. Costuma trazer o logotipo da editora, o nome do autor e da obra.

Tipos de capa

Hardcover: Um livro de capa dura que geralmente conta com uma cor única em sua capa e sem muitos detalhes. Eles vêm acompanhados de jackets.

Jacket: É uma sobrecapa que acompanha o hardcover, possuindo todas as 4 capas citadas mais acima, só que pode ser “retirada” e “encaixada” de volta no livro.

Mass Market Paperback, Pocket ou Edição de bolso: É um livro de tamanho menor que pode ser encontrado com um preço mais baixo principalmente pela qualidade do papel, que é menor. Não possui orelha.

Trade Paperback, Paperback ou Brochura: Esse três são basicamente os mesmos. São aqueles livros de tamanho “normal” (chegam até uns 23cm) que são os mais populares aqui no Brasil. Eles podem ter ou não, orelhas.

Hardback: São livros de capa dura que não possuem jacket por já conter as informações e a arte da capa impressas na própria.

Interior do livro

Miolo: É simplesmente toda a parte de dentro do livro!

Corpo: Tamanho da letra utilizada em um livro.

Folha de guarda: Primeira página de um livro que é totalmente branca (o verso também), mas não é obrigatória.

Página de guarda: Primeira página do livro na ausência da folha de guarda. Ela traz geralmente o título e o nome do autor.

Boneco ou Prova: Uma (ou um pequeno número) de exemplares impressos antes de ser publicado, utilizado para revisão e conferência.

Tipos de papel

Offset: O papel branco, simples. Dependendo da gramatura ele pode ser mais espesso ou mais fino, isso serve para todos os tipos de papel.

Pólen: O famoso papel amarelo que todo mundo gosta! Com uma cor amarelada, ele é mais confortável para o leitor.

FonteAmigos do LivroConciso e CoesoAskvilleAmout of WordsPublit via Minha Estante

estrutura-do-livro-01

Mais informações: Gráfica e Editora Moura