Sobre o Blog

O blog Processo Técnico foi elaborado com o intuito de qualificar ainda mais as atividades do Setor de Processamento Técnico do Sistema de Bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul (SIBI/UCS).

Em dezembro de 1998, iniciou-se o processo de inserção do acervo do SIBI/UCS ao software de gerenciamento de bibliotecas Pergamum. Várias dúvidas surgiram, questionamentos foram feitos, discussões houveram, decisões foram tomadas, visando sempre uma melhor performance de todos, inclusive do programa de informatização.

A necessidade de padronização dos procedimentos bem como o objetivo de realizar um trabalho altamente qualificado motivou a equipe para a estruturação das atividades. Com o passar do tempo, evidenciou-se a necessidade de registrar todos os procedimentos necessários para a boa execução das atividades pertinentes a inserção de dados no Pergamum, bem como de reunir em um único documento as decisões tomadas referentes às mudanças ocorridas para a melhor execução do trabalho.

Esse blog visa, portanto, auxiliar na padronização das atividades do processo técnico, servindo como elemento de apoio a todos os funcionários do setor quando da execução de suas atividades diárias. A inserção de novos tipos de obra, bem como a implantação de novos procedimentos e, ou, tecnologias, certamente, ocasionarão frequentes atualizações e aprimoramento.

 

Funcionários do Setor de Processamento Técnico

Bibliotecárias

Ana Guimarães Pereira – Responsável
agpereir@ucs.br

Carolina Machado Quadros
cmquadros@ucs.br

Michele Fernanda Silveira da Silveira
mfssilveira@ucs.br

Paula Fernanda Fedatto Leal
pffleal@ucs.br

Auxiliares de biblioteca

Elisiane da Silva Soares
essoares1@ucs.br

Michele Poleto Lesina Leonardt
mplleona@ucs.br 

Simone Festugatto Kaczala
sfkaczal@ucs.br

Anúncios

8 comentários sobre “Sobre o Blog

  1. Olá Luciana,

    muito obrigado pelos elogios ao nosso blog. Trata-se de um trabalho em conjunto e que foi construído a partir de muito esforço.

    Quanto a Classificação da NLM, coincidentemente semana passada conversei sobre este assunto com a bibliotecária Márcia Carvalho, pois questionávamos se a CDU utilizava esta classificação como base para a área da medicina.

    Mas enfim, não chegamos a muitas conclusões e para não me prolongar vou tratar por tópicos o que eu conheço sobre a NLM:

    – No link é possível fazer o download do NLM Classification. São 3 partes: introdução, tabela e índice.

    – Já no link é possível utilizar a versão web, com um buscador de termos.

    – As atualizações ocorrem anualmente, sendo que a última ocorreu agora no mês de abril. Podes verificar neste blog: .

    – Fiz o download das tabelas e analisando superficialmente, aparenta ser um sistema de classificação bem simples de ser utilizado. Contudo só a prática para nos dizer se ele contempla todos as classes necessárias ou não.

    – São 35 classes mais uma classe destinada a obras publicadas entre 1801-1913. Também existe a Tabela G- Notação geográfica, mas não sei como ocorre o uso desta tabela na formação de uma síntese.

    – A síntese é criada de forma alfanumérica e aparentemente não existem relações (mania de bibliotecário que utiliza CDU). Ou seja, a classificação é curta e simples.

    – No link você encontra todas as informações necessárias acerca do uso da classificação da NLM.

    Acompanhando a classificação da NLM também há o controle de vocabulário, a MeSH. Essa eu conheço porque a Library of Congress a utiliza para o seu controle de vocabulário e a base de dados MedLine, com interface Ebsco, também a disponibiliza.

    Bem Luciana, tentei ajudar você com o que me foi possível coletar de material em um espaço curto de tempo. Mas realmente espero ter lhe ajudado com algo.

    Caso você tenha novidades, entre em contato.

    Abraço.

    Marcelo Votto
    Bibliotecário

  2. Caros Colegas,

    Em primeiro lugar, gostaria de parabenizá-los da construção do blog. Nossa ele é muito bom, estão de parabéns. Já divulguei para vários colegas da nossa profissão.
    E gostaria de pedir uma ajuda, vc tem alguma informação sobre a classificação da NLM?
    Um abraço
    Luciana Danielli

  3. Olá Ivanilda,

    muito obrigado pelo reconhecimento. O blog é fruto de um trabalho em conjunto de todo o setor de processamento da biblioteca e ficamos muito satisfeitos em podermos auxiliar outros colegas.

    Boa sorte com o manual!

    Abraço!

  4. Parabéns a equipe pelo excelente trabalho .
    Sou bibliotecária da Universidade do Estado da Bahia – UNEB e no momento estou trabalhando no manual de catalogação do Sistema de Bibliotecas, este blog será muito útil para o meu trabalho.
    Abraços,
    Ivonilda Peixoto
    CRB5/626

  5. Simplesmente sensacional! Divulgarei bastante o site. Acredito ser um excelente meio para compartilhar as informações, pra mim muito proveitoso, além de tirar dúvidas, sobre o novo formato RDA poderemos analisar os campos, normas, as entradas…enfim genial.
    Parabéns ao mentor! a todos os envolvidos. Serei assídua do BLOG. abraço. Kátia Martins

  6. Colegas, parabéns pelo trabalho, o blog está excelente, muito interessante…Certamente será muito lido por mim.

    Abraço.

  7. Parabéns à equipe do Setor de Processamento Técnico da UCS.

    Além de ser uma iniciativa interessante, a forma, o arranjo e as deciões tornam-se de conhecimento coletivo e compartilhado.

    Já indiquei aos meus alunos para consulta!

    Parabéns!

    Zaira

  8. Pessoal, parabéns! Adorei a ideia do blog transformando-se no “catálogo decisório” das Bibliotecas do Sistema!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s